quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Carta aberta aos implicados no fechamento do Cine Topázio

Caros amigos,

o propósito desta carta é, antes de tudo, uma ação conjunta pela manutenção do Cine Topázio. Pedimos a sua atenção, leitor. As duas salas de cinema localizadas no Parque Prado são as últimas salas de cinema que se dedicam a exibir filmes fora do circuito comercial na cidade de Campinas. São nossa única alternativa atual de ir ao cinema não como consumidores, que escolhem o produto que lhes agrada e vão sabendo o que esperar, mas como espectadores que não sabem o que lhes espera, e que são surpreendidos pelo novo, pelo belo. Que sentem o cinema como a arte que é. Dirigimo-nos, pois, aos três principais implicados no fechamento do Topázio.

Em primeiro lugar, ao(s) dono(s) do cinema: dialogue(m) conosco. Sabemos que a viabilidade comercial de um cinema alternativo em Campinas parece complicada. No entanto, há um público, e cremos que, com o estímulo e a condução certas, a existência da sala pode se viabilizar em termos comerciais. Talvez o cinema não seja a alternativa mais lucrativa no complexo do shopping center localizado no Parque Prado.  Mas pode ser um atrativo a um público diferente, um diferencial e uma grande ação de divulgação, caso a campanha aqui proposta dê certo. Pedimos, pois, a paciência e o diálogo dos senhores. Pedimos o adiamento de seus planos por seis meses.

Em segundo lugar, ao Secretário de Cultura da cidade de Campinas, o senhor Ney Carrasco: sabemos que esse assunto, embora esteja além da sua alçada, também o implica. Vemos sua preocupação com a oferta de cultura na cidade, e gostaríamos de pedir sua intervenção, com sua experiência no meio cultural, sua posição no Município e sua sensibilidade. Gostaríamos que o senhor pudesse se dispor a fazer parte desse diálogo, cujo objetivo é construir um plano de viabilização da existência do Cine Topázio. A cidade, assim, não perderia seu único cinema comercial alternativo ao circuito hollywoodiano.

Por fim, dirigimo-nos ao público da cidade e da região metropolitana de Campinas, àqueles que, de alguma maneira, valorizam o cinema. Essa é a missão mais difícil dessa carta, mas a crença na mobilização e na participação da sociedade civil nos move. Pedimos a cada um daqueles que não deseja o fechamento do cinema e que leu essa carta e a compartilhou que se comprometa a, entre os meses de novembro e dezembro, ir pelo menos três vezes ao Cine Topázio no mês de novembro. Escolha seus filmes ou não os escolha: vá e seja surpreendido. Converse com seus amigos sobre eles. Vá ao cinema e publique, nas redes sociais, o que viu de interessante no filme. Convide seus amigos, sua família. Professores, comentem com seus alunos, organizem excursões, formais ou informais, para levá-los ao cinema e conhecer o patrimônio cultural da cidade. Vocês são agentes da educação. Pais: levem seus filhos ao cinema, dialoguem sobre os temas dos filmes com eles. Encontrem algumas horas em suas semanas, em três dos trinta dias de novembro. É isso o que pedimos de vocês. Que mostrem ao(s) dono(s) e ao Secretário de Cultura que é possível, com um plano de ação conjunta, manter o Cine Topázio funcionando.


Que essa carta circule, que seja lida. Que a ação se desenvolva. Que seja sentida a mudança no Cine Topázio. Que não tratemos o assunto com nostalgia, tristeza e derrota. Que mostremos que, agindo, podemos transformar a cidade. Utilizemos a força das redes sociais, dos blogs, para divulgá-la, mas também utilizemos a força que vai além da internet, a força da ação. Esta carta é uma proposta viva. Que se considerem signatários dela todos aqueles que a compartilharem. Que todos aqueles que a compartilharem se comprometam à ação que ela propõe. Que ela chegue a todos a quem é destinada.

3 comentários:

  1. Mara ilhosa sua atitude. Com certeza, assino embaixo e compartilho.

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos,
    Todos estamos lamentando o fechamento do Topázio.
    Havia tantos boatos correndo, que preferi não me manifestar até ter mais informações.
    Assim, marquei uma reunião com o Paulo, proprietário do cinema.
    Nos encontramos na última sexta e ele me revelou que era decisão sua fechar o cinema, mas não em definitivo. Ele quer reabrir o Topázio no centro e está procurando um local para reinaugurar suas salas.
    Me comprometi a ajudá-lo no que for necessário.
    Vamos ter um pouco de paciência, até que ele consiga e prepare uma nova sede.
    Vejam a matéria sobre o assunto no g1.
    Abraços a todos!

    ResponderExcluir